Quem criou a Terapia de Bowen

Thomas Ambrose Bowen (1916-1982) criou a Terapia de Bowen. Filho de emigrantes, sem grandes posses, abandonou a escola aos 14 anos. Todavia este fato não, o impediu de perceber as alterações que provocam desequilíbrios no corpo, e que determinados movimentos em certas zonas tinham um impacto fantástico na recuperação.

Os resultados alcançados são fantásticos e ele conseguiu resultados incríveis quer em crianças quer em adultos, sendo que atualmente a Terapia de Bowen está presente em mais de 40 países.

www.bowen-academy.com

 

 

Como Tom Bowen desenvolveu esta Técnica?

Depois que serviu na Segunda Guerra Mundial, Tom Bowen começou a interessar-se por novas maneiras de aliviar o sofrimento humano. Assim, ele percebeu que quando fazia certos movimentos no corpo, ocorriam efeitos específicos. Então desenvolveu e refinou a eficácia das suas observações, sem qualquer estudo na área da saúde. Os resultados obtidos com esta técnica são tão fantásticos! Tom Bowen chegou a tratar cerca de sessenta e cinco pessoas por dia na clínica, para além dos domicílios que fazia no final do dia.

Como se difundiu a Terapia de Bowen?

Como resultado do seu brilhante trabalho, Tom Bowen escolheu seis homens, fisioterapeutas ou com formação em osteopatia ou quiropraxia. Tom partilhou os seus conhecimentos, para que a sua técnica fosse reproduzida, o mais fielmente possível. Foram eles: Keith Davis, Kevin Neave, Nigel Love (falecido), Oswald Rentsch, Romney Smeeton e Kevin Ryan.

A história de Tom Bowen é notável, ainda mais por saber que, apesar de ser um dos terapeutas mais ocupados e eficazes de sua geração, ele não teve nenhum treino formal ou qualificação em qualquer formação terapêutica.

www.bowen-academy.com

Apenas com a observação, Bowen só precisava fazer alguns movimentos simples e permitir que o corpo descansasse por certos períodos. Logo depois, ao “ver” que o corpo havia começado a mudar, o seu “trabalho” estava concluído e/ou o paciente voltava na semana seguinte.

Frequentemente, o paciente saía com a mesma dor de quando entrou! Uma situação que muitos terapeutas acham desconfortável, no entanto é uma excelente oportunidade de confirmar como a abordagem de Bowen era única. O tratamento adapta-se à situação particular de cada indivíduo!

 

Assim, em 1987, fundaram a Academia de Terapia de Bowen da Austrália por Oswald Rentsch e Elaine. Eles que ajustaram o trabalho de Tom Bowen a um padrão que combinaria a técnica com a base de uma abordagem estrutural. Ambos procuraram, junto de Tom Bowen indicações para procedimentos específicos. Desta forma, surge a Bowtech©, que após a morte de Tom Bowen, preserva a técnica e garante que esta seja ensinada na forma original.

Como resultado do magnífico trabalho de Bowen, o ensino desta terapia acontece atualmente por todo o mundo. Frequentemente, os resultados alcançados com esta técnica conseguem impressionar até profissionais de saúde.

Atualmente, em Portugal, os terapeutas de Bowen certificados encontram-se inscritos na Associação Portuguesa de Terapeutas de Bowen – APTBowen.