O que é a Terapia de Bowen?

A Terapia de Bowen é uma técnica manual, simples, natural e delicada. Apenas realizada com os dedos, em zonas específicas do corpo. Os movimentos dos dedos criam impulsos nervosos que percorrem todo o corpo, promovendo o relaxamento e a recuperação.

A Terapia de Bowen pode causar estranheza na primeira sessão. Os movimentos são bastante delicados e indolores com pequenas pausas entre eles. Estas pausas são essenciais para que o corpo consiga integrar as informações geradas pelos movimentos.

Como funciona a Terapia de Bowen?

Nesta terapia, os movimentos realizados em zonas específicas do corpo, vão provocar impulsos nervosos que percorrem toda a fáscia até ao sistema nervoso central. Aqui, todas as informações são analisadas e são organizados todos os elementos necessários para dar inicio ao processo de recuperação.

O processo de auto cura no nosso corpo é fundamental para que o nosso corpo continue a realizar todas as funções de forma equilibrada.

Todos nós nos lembramos das quedas em pequenos! Ficávamos muitas vezes com os joelhos esfolados mas passados poucos dias, o nosso corpo resolvia o problema, muitas vezes sem sequer deixar marca! É neste processo que a Terapia de Bowen se baseia!

Sem as “ferramentas” necessárias, o nosso corpo vai resolvendo os distúrbios ou desequilíbrios que nos vão acontecendo. Para que continue a funcionar, o nosso corpo vai criando “compensações”. Estas compensações não mais do que uma “solução” que o nosso corpo encontra para continuar a funcionar, cumprindo as suas funções de forma satisfatória.

Assim, muitas vezes a dor ou desequilíbrio que temos atualmente, não resulta apenas daquele movimento último que fizemos. Mas muitas vezes de uma grande queda ou um grande acidente que tivemos à muitos anos atrás.

Desta forma, quando se realiza a Terapia de Bowen, os impulsos nervosos percorrem todo o corpo e identificam todos os problemas/desequilíbrios. Com a ativação do Sistema Nervoso Autónomo Parassimpático, inicia-se um profundo estado de relaxamento e recuperação. É neste processo que acontece a auto cura, a recuperação e a regeneração. Por esta razão, muitos dos clientes acabam por adormecer durante a sessão e com barulhos abdominais mais intensos.

Por todos estes aspetos, a Terapia de Bowen atua em todo o corpo, promovendo o equilíbrio a nível físico, psicológico e emocional.

3

A Terapia de Bowen é um processo interno, onde não há manipulações ou qualquer outro tipo de estímulos. Normalmente, os resultados começam a fazer-se sentir após 1 a 3 dias nos adultos. Já nas crianças, os resultados aparecem após algumas horas depois do tratamento.

Durante o período em que o corpo está a resolver os problemas apresentados – período de reação.

Neste período, pode acontecer as pessoas experienciarem sensações de dor, como quando vamos ao ginásio a primeira vez. Frequentemente relatam sensação de formigueiros, sensações diferentes das normalmente experienciadas, mas é tudo normal e é sinal que o corpo está a resolver o problema!

No entanto, não sentir nada também acontece! Após a sessão de terapia de Bowen as pessoas apenas se sentem melhor! Restabelecido o equilíbrio, deixa-se de sentir o problema!

Qual a frequência das sessões de Terapia de Bowen?

Inicialmente, realiza-se a terapia de Bowen com intervalos de 5 a 10 dias. O objetivo é alcançar uma resposta mais efetiva do nosso corpo! Entretanto, faz-se a avaliação e acompanhamento da situação apresentada. Normalmente, conseguem-se resultados satisfatórios em poucas sessões, dependendo do problema inicial.

Caso seja necessário, são realizadas sessões de manutenção. Quem determina a frequência destas sessões é o nosso corpo, pelos sinais que ele nos dá ao longo do tempo!

 

Vantagens de receber Terapia de Bowen de uma Enfermeira?

Como enfermeira e terapeuta de Bowen, durante o acompanhamento, dou indicações para o bem-estar e saúde, para que se alcancem os melhores resultados possíveis. Mas isso explicarei noutro artigo!

Para mais Informações usem os meus contatos