Indicações após a Terapia de Bowen

Sempre que uma pessoa procura a Terapia de Bowen, enfrenta algum desafio no seu bem-estar e/ou na sua saúde! Este desafio pode ser a nível físico, psicológico e/ou emocional.

Nem todos os desequilíbrio são iguais! Há problemas que existem desde sempre naquela pessoa, outros porém são resultado de alguma lesão imediata! Claro que, isto tudo tem muito que se lhe diga!

Porém, o tema que pretendo desenvolver é acerca das indicações após a Terapia de Bowen!

O que acontece na primeira sessão?

Na primeira sessão de Terapia de Bowen, faço sempre a análise de bem-estar e saúde do paciente.

Esta análise permite-me conhecer a pessoa, para poder determinar qual será a melhor abordagem, para aquela pessoa com os desafios que me apresenta.

Normalmente, chegamos (terapeuta e cliente) à conclusão, que existem certas rotinas, atividades, posturas que não são as mais adequadas. 

Simultaneamente, elaboro o plano de tratamento e recuperação, com indicações para otimizar o seu bem-estar e saúde. Estas indicações estão diretamente relacionadas com o estado específico da pessoa em questão. Esta é uma das mais valias que a enfermagem me permitiu adicionar à Terapia de Bowen!

Para além destas indicações específicas e personalizadas, existem outras que são gerais e essenciais para quem recebe a Terapia de Bowen!

Quais as indicações após uma sessão de Terapia de Bowen?

Costumo dizer que, eu faço a minha parte durante a sessão: adequo os procedimentos necessários o melhor possível à pessoa que me procura e aos problemas que me apresenta. Em contrapartida, e como é um trabalho de equipa (terapeuta e cliente), o cliente quando vai para casa tem de se comprometer a fazer também a sua parte!

E qual é a parte do cliente, perguntam!

É simultaneamente: muito simples e muito complexa!

É simples, porque as recomendações essenciais

para que realiza terapia de Bowen são:

Beber água

Andar a pé

Aguardar

À primeira vista parece simples mas nem sempre o é!

Especificando, deverá beber água em quantidade suficiente! Cerca de 1,5 a 2 litros por dia. Claro que se excluem pessoas, que por problemas de saúde em particular, não podem beber grandes quantidades de água.

Andar a pé cerca de 30 minutos por dia. Se não é desportista nem praticante, deverá começar com os 30 minutos num ritmo calmo, para não ficar demasiado cansado. Porém, andar a ver montras também não serve!

Deverá ainda, aguardar o tempo necessário, para que o corpo consiga responder à Terapia de Bowen

Quando se faz a Terapia de Bowen, a pessoa não se levanta da marquesa bem e sem qualquer problema/dor! Só após o corpo se reorganizar e ultrapassar os problemas/desequilíbrios, é que a pessoa se sente melhor! 

Muitas vezes esta reação pode ser logo no dia seguinte ou pode levar até 3 dias a começar a sentir-se melhor! Ainda assim, o importante é ter a capacidade para esperar, e seguir as recomendações!

A Terapia de Bowen aplicada em bebés produz uma resposta mais rápida

Eles são mais rápidos em tudo, e isso vê-se pelo crescimento deles nos primeiros meses de vida. 

Ou seja, podem reagir no próprio dia ou no dia seguinte, começando a sentir-se melhor logo depois!

Sendo extremamente eficaz, a Terapia reduz a necessidade de medicação!

Outras Indicações muito importantes para quem recebe Terapia de Bowen:

Não deverá aplicar nem gelo, nem calor no corpo nos dias seguintes à sessão. 

Pessoalmente, nem se deveria aplicar em nenhuma ocasião, mas isso é uma crença minha! 

Tanto o gelo como o calor, após a Terapia de Bowen, condicionam a resposta do nosso corpo ao tratamento efetuado, não acontecendo a recuperação dos problemas, por parte do nosso corpo.

Não deve massajar, palpar, nem “espetar” dedos nas zonas dolorosas, nem em nenhuma parte do corpo!

Os movimentos da Terapia de Bowen são muito delicados e de alguma precisão

Se massajar o corpo de seguida ou nos dias seguintes, vai condicionar a resposta e os resultados poderão não ser os esperados. 

O que se pretende é que os resultados sejam os melhores possíveis!

 

Associado a esta indicação, está também a impossibilidade de haver qualquer outro tipo de terapia ou tratamento, em simultâneo com a Terapia de Bowen. 

Caso tenha dúvidas ou esteja a frequentar outro tipo de tratamentos, deve informar a Terapeuta, para esclarecer se pode ou não receber a Terapia de Bowen.

Pode acontecer, após a sessão de Terapia de Bowen ficar muito dorido, amassado, como quando vamos ao ginásio. 

Neste caso, poderá tomar algum anti-inflamatório, se a sua condição de saúde o permitir. 

Não deverá jamais tomar relaxantes musculares, nem nos 2 dias antes, nem 7 dias após a sessão de Terapia de Bowen. Os relaxantes eliminam praticamente toda a resposta do nosso corpo à Terapia de Bowen.

Claro que, é muito importante manter uma postura correta e alinhada, tanto em pé como sentado. Também deve evitar permanecer muito tempo na mesma posição!

 

Porquê devemo-nos mexer após a Terapia de Bowen?

Após a sessão de Terapia de Bowen, o corpo está super ocupado em gerir toda a informação dada durante a sessão. O corpo está a tentar restaurar o equilíbrio do corpo. Se nós ajudarmos, esta recuperação pode mais fácil e rápida, assim como os resultados são melhores! 

Mexermo-nos vai permitir a que as ligações entre as zonas dos estímulos e o cérebro sejam mais rápidas.

Porquê devemos Beber mais água?

O nosso corpo é constituído por 70% de água! Se mantivermos o nosso corpo hidratado, todas as estruturas contidas dentro deles também o estão!

A fáscia é uma dessas estruturas que é diretamente influenciada pelo nosso nível de hidratação. Logo, quando a fáscia está bem hidratada, mantém-se elástica e com as suas capacidades conectivas bem funcionantes.

Caso a hidratação não esteja a ser adequada, a fáscia fica menos elásticas e mais rígida. É, nesta situação, que a grande maioria das lesões acontece! Logo, uma fáscia desidratada condiciona todas as ligações e transmissões do nosso corpo, condicionando a nossa recuperação. A nossa recuperação será mais lenta!

Indicações são simples ou complexas?

Já expliquei porque as indicações são simples! Estão ao nosso alcance a sua realização! Não é preciso nenhum investimento para as concretizar!

No entanto, a mudança de comportamentos pode ser muito complexa!

Pessoa há, que passam o dia sem sequer beber um copo de água. Outras que não caminham nada durante o dia! Nestes casos, há necessidade de uma mudança de comportamentos.

Normalmente, são pessoas que mantêm há anos as mesmas rotinas e cuja a força para mudar os hábitos pode estar muito debilitada. Por isso, o acompanhamento após a sessão de Terapia de Bowen é deveras importante, para se implementar os novos hábitos!

Espero que tenha percebido um bocadinho melhor quais as indicações essenciais após e a Terapia e de Bowen e o porquê de sua importância. Acima de tudo, a necessidade de saber esperar que o nosso corpo responda ao tratamento.

Como referi anteriormente, as indicações não se resumem a estas gerais. A minha experiência como enfermeira permite-me perceber e compreender como selecionar as indicações mais adequadas, aos problemas/desequilíbrios em questão naquela pessoa!

Vamos trabalhar em equipa para otimizar a nossa Vida.